Inclusão Digital
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Curso de Secretariado – Noite
Automação do Processo de Trabalho
Karla Giselli de Oliveira
Recife / Agosto de 2009
Introdução
Muito se tem falado sobre democratização de acesso e inclusão digital, porém, poucos são os que informam quais os reais propósitos de tal inclusão, o que é e para quem é destinada.
Para muitos, a inclusão digital tem a finalidade, apenas, de facilitar o acesso da maioria da população a computadores. No entanto, para que as pessoas possam ser consideradas “digitalmente inclusas na sociedade” é preciso ensiná-las a utilizar da tecnologia em benefício próprio e coletivo, buscando melhorias sociais.
Esse trabalho visa explanar o conceito, objetivos e dificuldades para implantação da Inclusão Digital, especificamente, no Brasil.
Inclusão Digital
Nos dias atuais, é crescente a importância do uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano de todos, permitindo uma melhor administração de empresas e de vidas particulares, simplificando e agilizando processos, reduzindo custos e diminuindo distâncias para comunicação. Por conta disso, têm-se falado muito sobre a necessidade de se fazer a inclusão digital para aqueles indivíduos que não têm acesso às tecnologias de informação e comunicação.
Ao buscar definições em pesquisas para “O que é Inclusão Digital?”, eis uma das definições que aparecem: É a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação1. No entanto, tal definição nos leva a crer que quanto mais pessoas puderem ter acesso a computadores, televisões e demais tecnologias de informação, maior será o número dos considerados “digitalmente inclusos”, mas, na realidade, para que uma pessoa seja considerada