Weber E A Teoria Da Burocracia
Max Weber era um sociólogo Alemão que viveu entre 1864 e 1920, ele foi o criador da teoria da burocracia. Seu principal livro, relacionado a este assunto, foi “A Ética Protestante e o Espírito de Capitalismo”.
Segundo ele a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos mesmos. Weber afirma que o moderno sistema de produção, eminentemente racional e capitalista se originou da “ética protestante”.
A teoria da burocracia se desenvolveu dentro da administração devido a alguns aspectos, como: A fragilidade da teoria clássica e das relações humanas; o crescimento das empresas, tornando-as mais complexas e a aplicabilidade dessa teoria a todas as formas de organizações.
Podemos definir como conceito central da Teoria da Burocracia a autoridade legal, racional ou burocrática. Os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com um conjunto de preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando, sendo este conjunto de normas mais conhecido como burocracia. A posição dos funcionários, é definida por regras impessoais e escritas, que delineiam de forma racional a hierarquia os direitos e deveres inerentes a cada posição, os métodos de recrutamento e seleção, etc.
Este novo modelo de organização criado por Weber deu muito certo, tanto que a burocracia é a organização típica de uma sociedade moderna democrática e de grandes empresas da atualidade.
- Características da Burocracia:
* Caráter racional e divisão do trabalho.
* Impessoalidade nas relações.
* Hierarquia da autoridade.
* Rotinas e procedimentos padronizado.
* Especialização da administração.
* Profissionalização dos participantes.
* Completa previsibilidade do funcionamento.
Afirmativas...
Afirmativas
(v) A burocracia é a organização típica de uma sociedade