1
- Desmatamentos e urbanização (ocasionando a impermeabilização do solo e conseqüentemente inundações mais freqüentes nos meios urbanos).
Ventos Alísios: são o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclônicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no Equador,
O Efeito Coriolis é causado pela rotação da Terra. Portanto os ventos Alíseos não chegarão perpendicularmente à Zona Intertropical de Convergência, mas sim desviados em função deste movimento terrestre.
*
O Ciclo Hidrológico só é fechado em nível global. Os volumes evaporados em um determinado lugar do planeta não precipitam necessariamente no mesmo local, porque há movimentos contínuos da precipitação nos continentes. Somente uma parte é evaporada e o restante escoa para os oceanos.
É muito importante a interação entre oceanos e atmosfera para a estabilidade do clima e do Ciclo Hidrológico.
Em muitas regiões, o Ciclo Hidrológico tem sofrido grandes alterações, especialmente nas últimas décadas. Estas alterações resultam das diferentes formas de interferência humana sobre o ambiente, como por exemplo: construção de grandes cidades, dragagem de extensas áreas alagáveis, devastações de florestas e construção de lagos artificiais (represas).
Os ventos alísios são originados do deslocamento das massas de ar frio das zonas de alta (trópicos) para as zonas de baixa pressão (equador). Devido a um efeito ocasionado pelo movimento de rotação da Terra, o efeito de Coriolis, os ventos nas faixas intertropicais sopram para direita no hemisfério sul, e no sentido esquedo no hemisfério norte.*