MODAS TRAB
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA
(Dalva Gimenes Rosa, Vanessa Rezende,Lucineia Viana)
A MÚSICA SERTANEJA: HISTÓRIA, CULTURA E INFLUÊNCIA NA MODA COMTEMPORÂNEA
Trabalho apresentado como um dos requisitos para aprovação na disciplina de Comunicação e Cultura, sob a docência da Professora Milena Cássia Silva dos Santos.
CAMPO GRANDE – MS
2015
1. A MÚSICA SERTAJENA E SUA REFERÊNCIA HISTÓRICA
A palavra ¨sertão¨ está arraigada na cultura e história da formação da nação brasileira, a palavra em si não obtêm uma definição definitiva, pois no Brasil dependendo da localidade seu sentido muda(indo de sentido caipira que mora no interior à áreas do semiárido como é visto no nordeste) contudo, Janaina Amado (1995) diz que o vocabulário deriva de deserto (deserto, desertão, sertão), apoiando sua tese nas duas hipóteses ao utilizar termos comuns nos dois significados como: despovoamento, travessia e aridez.
Das principais características dos chamados sertanejos estão a pobreza, casa simples de pau a pique, chão batido, em sua maior parte constituída por camponeses, os quais encontram nos cordéis, poesias, dança e musica sertaneja (moda de viola), uma maneira de retratarem seus comportamentos, maneiras de convívio social, métodos de trabalho, contos, lendas e causos: nos rodeios e vaquejadas, dentre outros.
A partir do século XX a música sertaneja começa a tomar novos rumo, na década de 20 o Brasil passa a aumentar seu capital e o ocorre o que se conhece como êxodo rural, onde uma massiva parte da população sai do campo rumo a cidade grande, onde se ápice ocorreu na Era Vargas (1930-45), que teve o intuito de aumentar o espírito nacionalista dos brasileiros e incorporar na ideologia e construção da nação a incorporação do Sertão. Paralelo a isto ocorria um desenvolvimento nas técnicas de gravações, a chegada dos discos de vinis, vitrolas elétricas, microfones, auto falantes, etc. Tal desenvolvimento