Imunidade
Este trabalho insere-se no âmbito da disciplina de Saúde e tem como temática “Imunidade”.
Iremos apresentar os órgãos linfoides e as suas funções, distribuição dos tecidos, origem e desenvolvimento das células do sistema imunitário, os diferentes tipos de mecanismo de defesa (não especifica e especifica) os diferentes tipos e modos de atuação.
Órgãos linfóides
Os órgãos linfóides primários:
Medula óssea e timo- são locais onde se geram e/ou amadurecem os linfócitos, células que, desempenham funções essenciais nos mecanismos de defesa. Estes órgãos apresentam características que permitem a diferenciação dos linfócitos num determinado sentido.
Os órgãos linfóides secundários:
Gânglios linfáticos, baço e tecidos linfóides associados às mucosas- são locais onde ocorre a retenção de linfócitos e de substâncias infectantes, favorecendo a ocorrência a este nível de respostas imunitárias.
Não esquecendo ainda que as células têm um papel determinante em todo o processo imunitário, sendo ele um dos maiores responsáveis por manter o seu organismo saudável e o seu corpo capaz de continuar o seu dia-a-dia sem dificuldade. As células afetoras do sistema imunitário são glóbulos brancos ou células delas diferenciadas. Cada célula desempenha uma ou mais funções, e conseguem interagir entre si, coordenando e amplificando a eficiência das suas respostas.
Componentes do sistema imunitário
O sistema imunitário é composto por células e substâncias solúveis. As células mais importantes do sistema imunitário são os glóbulos brancos. Os macrófagos, neutrófilos e linfócitos são tipos diferentes de glóbulos brancos. As substâncias solúveis são moléculas que não fazem parte das células, mas que se dissolvem num líquido como o plasma. As substâncias solúveis mais importantes são os anticorpos, as proteínas do sistema do complemento e as citocinas. Algumas substâncias solúveis actuam como mensageiros para atrair e activar outras células. O