Impressora 3D
1.1 Como surgiu
A primeira impressora 3D funcionando a pleno vapor foi inventada por Chuck Hull, um norte-americano do estado da Califórnia, em 1984, utilizando a estereolitografia, o primeiro protótipo da tecnologia conhecida como impressão 3D.
Um ano antes da criação desta tecnologia Hull já havia desenvolvido uma máquina, que tinha a principal função a criação de lâmpadas para solidificação de resinas, primeiro objeto criado pela ferramenta. A principal, entretanto, foi a confecção de partes de plástico de forma rápida, já que o processo tradicional levava de seis a oito semanas, e as peças ainda precisavam ser refeitas diversas vezes devido a problemas na manufatura.
Sendo assim, com a produção desses componentes em um ambiente controlado e de maneira muito mais veloz, a impressora 3D já demonstrava flexibilidade e rapidez, duas de suas principais características até hoje.
A empresa norte-americana M3D, foi a primeira a criar uma impressora totalmente dedicada ao consumidor final. Com baixo custo (pode ser adquirido na pré-venda por US$ 299), pode ser usado para criação de brinquedos ou utensílios domésticos de até 11 cm. Por isso, tarefas como calibragem e nivelamento são realizados de forma automática.
1.1.1 Como funciona
Primeiro, um software de modelagem tridimensional é utilizado para desenhar o que será impresso. Como alternativa, se pode baixar um modelo já pronto.
O computador envia as instruções para a impressora, que aquece a matéria-prima e começa a desenvolver o modelo em uma pilha muito fina de camadas.
O tempo de impressão varia de acordo com o tamanho do produto desejado: pode levar de poucos minutos a algumas horas.