sistema nervoso
O sistema nervoso humano é composto pelo sistema nervoso central, e pelo sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central é constituído de encéfalo e medula espinal, é responsável por processar informações. O sistema nervoso periférico, com nervos, gânglios e terminações nervosas, se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo.
Células denominadas neurônios, são as principais responsáveis pelo recebimento e transporte de informações, por meio de alterações elétricas que ocorrem na região da membrana, conhecidas por impulsos elétricos.
Este ainda possui íntima relação com o sistema endócrino, podendo fornecer a ele, por exemplo, informações relativas ao ambiente. Nessa situação, o sistema endócrino, responsável pela produção e secreção de hormônios na corrente sanguínea, atua estimulando, ou mesmo inibindo, a ação de determinados órgãos por meio destes mensageiros químicos.
CONCLUSÃO
O Sistema Nervoso é o mais complexo dentre os sistemas orgânicos, de certa forma é um grupo de vários subsistemas que funcionam de maneira interligada. Nosso sistema tem a capacidade de obter informações do meio externo, decodificá-las, compreendê-las e reagir apropriadamente ao que percebemos, atuando então, com o sistema endócrino que vai ser responsável pela produção e secreção de hormônios na corrente sanguínea
O que vocês entenderam por transição demográfica e por transição epidemiológica?
R: Transição epidemiológica é um conceito que se refere ao comportamento das doenças na evolução dos tempos, e caracteriza-se pela substituição das doenças transmissíveis que predominavam no passado e geravam muitas mortes precocemente, por doenças não transmissíveis, crônicas, que acompanham a vida de muitos adultos e idosos atualmente, já a transição demográfica é a passagem de uma sociedade rural e tradicional com altas taxas de natalidade e mortalidade para uma sociedade urbana e moderna com baixas taxas de natalidade e mortalidade.
Analisando o