Importância do Trabalho de Campo no Ensino de Geografia
DA GEOGRAFIA: Um olhar para as escolas do ensino básico na cidade de Santa Maria - RS
Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Graduação em Geografia
Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de Metodologia da pesquisa em Geografia – GCC 157.
Santa Maria – RS
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1 Instituição
Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Naturais e Exatas
Geografia Licenciatura Plena
UFSM - Prédio 17 – Campus Universitário José Mariano da Rocha Filho
Santa Maria – RS – Brasil - CEP: 97.105.900
Telefone/fax: (55) 3220-8639 www.ufsm.br/prograd 1.2 Título do Projeto
A importância do trabalho de campo para o ensino da geografia
Problemática
Nas escolas de Santa Maria, há uma certa ausência na prática do trabalho de campo na disciplina de Geografia, e quando o mesmo é realizado se torna muitas vezes um passeio e não gera conhecimento condizente com o conteúdo trabalhado em sala de aula. A partir desta constatação vamos discutir acerca das deficiências no processo de planejamento das atividades dos trabalhos de campo, pois na área das
Ciências Geográficas é reconhecido o potencial do Trabalho de Campo como ambiente de ensino/aprendizagem, no entanto, raramente é implantado, devido às dificuldades sentidas na sua estruturação e organização e na realidade sócio econômica da escola.
Como realizar um trabalho de campo com eficiência na construção do conhecimento? Porque a prática do trabalho de campo é raramente usado como recurso didático? A partir dessas questões analisaremos a realidade das escolas santa-marienses propondo um planejamento estrutural para a realização do trabalho de campo, assim como sugestões de locais para efetivação do mesmo.
“Claro que estas práticas não descartam e nem substituem o trabalho com textos e as aulas expositivas, que são à base do