Alcanos
Mas não se engane os compostos isômeros são compostos que possuem a mesma formula molecular e suas semelhanças param aí. Devido a sua arrumação diferente estes compostos possuem propriedades diferentes.
As utilidades dos alcanos mudam de acordo com sua quantidade de carbonos. Os primeiros quatro alcanos possuem uso para formas de aquecimento e para utilização na cozinha e até mesmo eletricidade em alguns países. Podemos encontra-los também no Gás Natural, Metano e Etano. Os alcanos marcam presença também no Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o Propano e Butano. Os alcanos compreendidos entre os pentanos e octanos são de certa forma voláteis. Podem ser usados como combustíveis em motores de combustão interna.
Alcenos - Também conhecidos como hidrocarbonetos etilênicos ou olefinas, os alcenos são compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio. O que os diferencia dos outros compostos é o fato de possuírem a fórmula geral CnH2n, onde o primeiro membro é o eteno. Podemos encontrar os alcenos na natureza nos estados sólido, líquido e gasoso.
O alceno com características mais simples é o etileno, ou eteno, que se apresenta como um gás incolor e insolúvel em água. Quando em contato com cloro ou bromo, o etileno é capaz de formar líquidos oleosos.
Um nosso dia-a-dia podemos encontrar esse composto nas embalagens plásticas, borracha e tecidos sintéticos, corantes e até mesmo em explosivos. O etileno também é usado como anestésico em procedimentos cirúrgicos, além de funcionar acelerador de amadurecimento em frutas.
Sem o etileno, nossa vida seria bem diferente, pois não teríamos as garrafas pet, sacolas plásticas e uma gama de outros produtos