Importância da TI nas pequenas e médias empresas
Segundo o SEBRAE, a principal causa da mortalidade das pequenas e médias empresas nos seus primeiros anos de atuação está relacionada a falta de informações sobre como analisar o mercado e gerenciar uma empresa em todos os seus aspectos: estratégicos, de marketing, financeiro, tecnológicos e de recursos humanos.
Esta ausência de conhecimento muitas vezes está fundamentada na dificuldade de aquisição do mesmo, sobretudo se analisarmos 2 cenários: o primeiro envolve a vida caótica na cidade grande, no qual o custo de deslocamento torna-se cada vez mais alto e impraticável; e o segundo envolve a vida em cidades no qual a qualidade de ensino possa ser questionada, seja pela ausência de infra-estrutura adequada, ausência de profissionais capacitados ou custo inacessível ao pequeno empresário.
A primeira contribuição que a área de TI oferece às pequenas e médias empresas está no conhecimento de baixo custo obtido através de ferramentas de aprendizado a distância ou e-learning (EAD). Utilizando estas ferramentas, as barreiras citadas acima são transpostas, sobretudo quando há sinergia entre os provedores de conhecimento (responsáveis pela elaboração de uma pedagogia adequada ao aprendizado virtual) com os empreendedores impossibilitados de adquirir conhecimento pela maneira tradicional (limitados sobretudo pelas exigências do dia-a-dia).
A segunda contribuição da área de TI está em permitir o compartilhamento do conhecimento entre os membros de uma equipe. Através de ferramentas como listas de discussão, blogs, fóruns, comunidades ou wikis e principalmente, de uma mudança cultural profunda sobre a noção de propriedade da informação, o conhecimento torna-se parte tangível da empresa, desligando-se do