Importancia da adm de rh na empresa
Introdução:
Qual seria o papel do profissional de Recursos Humanos nas empresas? Normalmente, em empresas de pequeno e médio portes, o RH (quando existe) se limita a atividades burocráticas e legais, como administração de pessoal e folha de pagamento; atividades de DP (Departamento Pessoal).
Entretanto se a empresa está inserida em setores da economia ligados a serviços ou produção intelectual, como bancos, consultorias ou empresas de software, independente do seu porte, o RH costuma ganhar uma relevância um pouco maior, cuidando também de benefícios, gestão de carreira e salários e modelos de avaliação de desempenho e competências.
Na medida em que a empresa cresce, se desenvolve, sofistica seu modelo de gestão e se insere em ambientes mais competitivos, é natural que o RH evolua junto e desenvolva outras características. A preocupação com o clima organizacional, a oferta de benefícios cada vez mais atrativos, salários tentadores e perspectivas de crescimento e desenvolvimento se juntam a outros artifícios para aumentar sua capacidade de atrair talentos.
Os seis pilares da empregabilidade:
1. Adequação Vocacional
2. Competência profissional
3. Idoneidade
4. Saúde física-mental
5. Reserva financeira
6. Relacionamentos
Adequação da profissão à vocação:
A adequação Vocacional refere-se ao profissional que encontrou a ocupação correspondente as suas aptidões, seus interesses e suas possibilidades.
O profissional vocacionado tem prazer no que faz e cada dia ele se dedica mais e mais a sua profissão.
Competência profissional:
Competência é sinônimo e capacitação profissional. Com ela você compete no mercado Inclui os conhecimentos adquiridos, as habilidades físicas e mentais, o jeito de atuar e a experiência. Como por exemplo:
• Preparo técnico;
• Capacidade de liderar pessoas;
• Habilidade política;
• Habilidade de comunicação oral e escrita em pelo menos dois idiomas;
• Habilidade