A relação entre contabilidade e gestão de pessoas
PROF. ALMIR CARVALHO REIS
RAQUEL STORTI DE MELO GONZAGA
GP ABC 10.2
Através da Contabilidade podemos analisar o real posicionamento no mercado, diagnosticar lucros e perdas, custos fixos e variáveis e quais desses custos podemos reduzir ou até mesmo eliminar. E é com base nessas informações que são definidas as metas e tomadas de decisão para a melhoria contínua dos processos.
E aí eu questiono, quanto a Contabilidade é importante na Gestão de Pessoas?
Para uma empresa, as pessoas são recursos tão importantes quanto os outros, claro que com qualidades e classificações especiais e distintas. Tanto são recursos que têm um valor financeiro. Recursos que são necessários para a vida da empresa.
As empresas buscam o cumprimento das suas metas e os funcionários batalham por oportunidades de crescimento e promoções.
As empresas lançam seus budgets em busca de resultados melhores e cabe ao gestor analisar os resultados do plano de desenvolvimento organizacional. Fazemos investimentos a curto e longo prazo, tanto em nossa própria carreira, quanto na equipe que lideramos.
Faremos uma analogia com a contabilidade: A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) traduz o resultado da qualidade da equipe. Se o gestor investiu corretamente, o resultado é o lucro.
E é através da Contabilidade, analisando e reduzindo custos, que podemos, por exemplo, criar um plano para Retenção de Talentos, oferecendo remuneração e pacotes de benefícios mais atrativos, programas de Qualidade de Vida, subsídios para estudo, ou até mesmo uma análise para aumento de quadro, visando, claro, a geração de lucros, aumento da produtividade e crescimento da empresa no mercado.
Como gestores de pessoas, devemos olhar para a nossa equipe e avaliar se estamos fazendo as apostas certas, nas pessoas, nos treinamentos, nos equipamentos, no que idealizamos para alcançar os resultados esperados.
Não