Implementação do processo orçamentário nas organizações: uma abordagem prática
1- Introdução
Nos tempos atuais, onde as mudanças são bastante rápidas e
consequentemente a necessidade de conhecer dados passados, correntes e futuros tornase vital para a continuidade das empresas, o processo de controle gerencial se faz de suma importância para a gestão empresarial. Assim sendo, uma poderosa ferramenta de planejamento é o processo orçamentário, do qual se fala no trabalho em questão. Enfim, o presente trabalho consiste em uma resenha feita a partir do artigo “Implementação do processo orçamentário nas organizações: uma abordagem prática”, da professora Yumara Lúcia Vasconcelos.
2- Objetivo
Tem-se como objetivo falar a respeito do orçamento, ressaltando os passos para a implantação de um processo orçamentário funcional e prático.
3- O Planejamento
O planejamento consiste em um processo anterior ao orçamento, visto que o primeiro consiste em antecipar as ações executadas, enquanto que o segundo consiste em quantificar o planejamento e identificar a responsabilidade das ações. Planejar é de suma importância, principalmente porque possibilita a antecipação da gerência a fatos que podem ocorrer e que porventura possam prejudicar o bom andamento da entidade. Para planejar é impreterível que se esteja bem informado a respeito de todos os dados que possam afetar a atividade sobre a qual o mesmo está sendo elaborado.
Podemos dividir o planejamento em duas categorias: - Planejamento de Longo Prazo: baseia-se em dados históricos para estipular as metas a serem atingidas. - Planejamento Estratégico: utiliza-se mais de dados atuais para estipular as metes. Parte do princípio de que o que passou não representa nada para investimentos futuros.
4- Orçamento
O orçamento é a quantificação do planejamento. Consiste em uma previsão feita pela empresa para que o planejado seja alcançado. Pode-se dizer que o orçamento nada mais é do que um instrumento