06/01/2013 11:06
AUTORES:
Elisangela Fernandes dos Santos – graduanda em Ciências Contábeis na Universidade Federal da Bahia
Yumara Lúcia Vasconcelos – Mestre em Contabilidade – FVC
Alexon Mércio Reis de Macedo – graduando em Ciências Contábeis na Fundação Visconde de Cairu.
IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES: UMA ABORDAGEM PRÁTICA
RESUMO
O orçamento, extensão do planejamento empresarial, é um instrumento de grande relevância para fortalecimento dos controles de gestão e mecanismos de avaliação de desempenho. Tema cuja importância se revela nos dias atuais em função dos exigentes e não formalizados padrões de competitividade. Nesse contexto, utilizar ferramentas gerenciais que permitam acompanhar a dinâmica empresarial e evolução dos negócios é imperativo de excelência na gestão. Mais que isso, é o caminho para a certeza de resultados eficazes através de um maior controle e acompanhamento constante.
O presente trabalho objetiva apresentar um roteiro para implementação de um sistema orçamentário, destacando-se os benefícios gerenciais assim como as limitações inerentes.
Trata-se de uma abordagem prática dirigida à aplicação na área de consultoria contábil.
Palavras-chave: orçamento – gestão – controle – desempenho - cultura.
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O planejamento precede a elaboração do orçamento. Enquanto o primeiro fixa antecipadamente as ações a serem executadas, o segundo quantifica todo o planejamento, identificando responsabilidades na implementação das ações.
Planejar significa desenvolver um projeto detalhado de tarefas no presente para alcançar um objetivo fim no futuro, buscando desenvolver e estimular os pontos positivos e eliminar e/ou controlar os pontos negativos através de medidas preventivas.
Segundo REBOUÇAS “O planejamento pode ser conceituado como um processo, (...), desenvolvido para o alcance de