Doutor
Contribuições do Orçamento Base Zero (OBZ) no Planejamento e Controle de Resultados em Organizações Empresariais.
Alexandre Marino Costa
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Brasil
Gilberto de Oliveira Moritz
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Brasil
Filipe Menezes Vasconcellos Machado
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC – Brasil
1 Introdução
O fenômeno da globalização traz para o mundo empresarial a possibilidade da diversidade e da inovação, cada vez mais exigindo das organizações agilidade no empreendimento de ações eficientes. No desenvolvimento de suas atividades, essas organizações criam e recriam as ferramentas gerenciais necessárias para a condução de seus objetivos e propósitos.
A modernidade e o avanço dessas ferramentas fizeram com que surgisse um modelo de elaboração de orçamento aprimorado em relação aos modelos tradicionais, o OBZ – Orçamento Base Zero. Essa nova ferramenta orçamentária exige que se deixe de lado todos os dados históricos das despesas e receitas da organização para que, a partir de então, seja feita uma análise de toda e qualquer despesa futura, assim como da receita referente ao exercício em questão, o que possibilita a elaboração de uma nova justificativa para a necessidade real. Desta forma, procura-se diminuir a probabilidade de se perpetuarem os erros constatados anteriormente.
Assim, o presente artigo tem como objetivo identificar as contribuições do OBZ para o desenvolvimento do planejamento e do controle de resultados em organizações empresariais, especialmente seus reflexos sobre a gestão de custos. Desta forma, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa que utilizou como referencial uma empresa que atua no segmento de produção e comercialização de bebidas, a qual aplica a metodologia do OBZ no desenvolvimento do plano orçamentário, mais precisamente no Centro de Distribuição Direta localizado no município de São José,