energia
Em equipamentos de precisão, esta medida é feita com corrente alternada. O ohmímetro é geralmente parte integrante de um multímetro. Para medidas de precisão usam-se equipamentos chamados pontes. Aspectos práticos O ohmímetro precisa de um gerador interno. Nos modelos que funcionam a pilhas, para corrigir o efeito do desgaste da pilha (variação da tensão e resistência interna) e da resistência dos condutores de ligação, alguns tipos de ohmímetros têm ajuste de calibração – ΩADJ –, como se pode verificar na figura 27:
Fig.27 – Calibração de um ohmímetro. Um multímetro digital tem escalas de 200Ω a 20MΩ. Tem ainda uma escala para teste de díodos e um besouro que emite um sinal sonoro quando o valor da resistência é muito baixo. Isso permite fazer testes de continuidade sem olhar para o aparelho.
Este aspecto é importante em manutenção e pesquisa de avarias. Princípio de funcionamento Existem dois princípios de funcionamento nos equipamentos mais comuns: Modelo com gerador de tensão interno Neste modelo de ohmímetro em série com uma pilha de 9V, ou melhor, com uma fonte regulada, está um microamperímetro.Quando se liga uma resistência ao circuito a corrente é I = V/Rx.
A escala não é linear.
Fig.28 – Ohmímetro com gerador de tensão interno.
Modelo com gerador de corrente interno Neste modelo de ohmímetro em paralelo com um gerador de corrente, está um voltímetro. Quando se liga uma resistência ao circuito a tensão é V = R x I.
A escala é linear, o que permite uma maior precisão na leitura.
Fig.29 – Ohmímetro com gerador de corrente interno.