Implementando sistemas de crm
Introdução
Implementar sistemas de CRM é diferente de implementar sistemas de abrangência corporativa.logo, se as implementações de ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) falhar, é claro que as iniciativas de CRM também falharão. Não podemos ter problemas no nosso data warehouse, pois isto acarretará grandes problemas relacionados ao CRM.
As empresas devem tomar consciência que estes erros podem ocorrer. Na maioria das empresas que adotam o ERP foi observado que elas o adotaram por modismo ou fatores político-institucionais, e outros motivos, porém a adoção do CRM também está sendo feita por isso, o que não é um bom sinal. CRM é trazer valor para seus negócios, é um tratamento com clientes de forma diferenciada, e não somente obter ganhos.
Não que seja pessimismo, porém a preocupação deve estar em outros detalhes e não apenas com foco excessivo em tecnologia e aplicações. O foco do CRM deve ser principalmente, o cliente.
O CRM analítico vem sendo realizado de forma incompleta, ele tem a ver com um conceito mais profundo em que cada cliente é distinto e com desejos e necessidades diferentes, e deve ser tratado de forma diferente. Mas isso não é simples, pois a sua função é determinar quais são estes clientes e quais deverão ser tratados de forma personalizada. Mas ao invés das empresas estarem fazendo isto elas estão realizando o CRM operacional, que apenas segmentam e não diferenciam os clientes.
A implementação de CRM deve ter como foco a mudança nos processos que envolvem os clientes, ou seja, ver a empresa com os olhos críticos dos melhores clientes.
O que é CRM
Podemos dizer que CRM é a infra-estrutura para implementar-se a filosofia one to one de relacionamento com os clientes.
Segundo o Gartner Group: “CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e à antecipação das necessidades dos cientes atuais e potenciais de uma empresa. Do ponto de vista tecnológico, CRM envolve capturar os dados do