IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO MUNICÍPIO DE SANTA ISABEL – SP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UFSJ
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO
MUNICÍPIO DE SANTA ISABEL – SP
SANDRA YOKO IGARASI BARBOSA
SANTA ISABEL – SP
2014
RESUMO
O presente trabalho refere-se à conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública
Municipal desenvolvida na UFSJ. Baseado na legislação pertinente a gestão de resíduos urbanos, que estabeleceu um conjunto de procedimentos que o gestor público municipal deverá adotar para enfrentar a problemática dos resíduos sólidos. Com base no conhecimento da realidade local e das potencialidades do município, através de um diagnóstico socioambiental, do levantamento de organizações não governamentais ligados à gestão ambiental e dos empreendimentos ligados a reciclagem de materiais. Os resultados da pesquisa demonstram a viabilidade da implantação do Programa de Coleta Seletiva e
Reciclagem no Município de Santa Isabel. Os resultados encontrados servem de apoio aos gestores da Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela gestão ambiental municipal.
Palavras-chave: Gestão Ambiental; Resíduos Sólidos Urbanos; Coleta Seletiva.
1. INTRODUÇÃO
As questões de poluição, desperdício e do uso excessivo de recursos naturais, estão sendo apontados por ambientalistas há muito tempo, mas nas décadas de 70 e 80 o debate se intensificou. E um Marco desse processo foi a Conferência das Nações Unidas sobre Meio
Ambiente e Desenvolvimento - Rio 92, onde os países debateram caminhos para colocar o planeta nos trilhos de uma prosperidade econômica com menos destruição ambiental e desigualdade social, mudando padrões de produção e consumo.
Já em 1992 a Agenda 21, reunindo ações a serem adotadas em cada país, incluiu a gestão do lixo como tema prioritário. Na 3ª edição da Agenda 21, em 2001, em seu item 4.19 previa que:
Ao mesmo tempo, a