Gestao ambiental no setor publico
O município de Santa Helena situa-se na região costa oeste do estado do Paraná, e em 2010, segundo o IBGE, possuía uma população de 23.413 habitantes.
Embora não existam dúvidas sobre a importância da atividade de limpeza urbana para o meio ambiente e para a saúde da comunidade, esta percepção não se tem traduzido em ações efetivas, os sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em toda a América Latina, inclusive no Brasil. Não se observa grandes mudanças qualitativas na situação negativa em que se encontra o meio ambiente de uma forma geral (FERREIRA et al, 2001).
Os efeitos adversos dos resíduos sólidos municipais no meio ambiente, na saúde coletiva e na saúde do indivíduo são reconhecidos por autores como Anjos (1995), Ferreira (1997) e Maglio (2000), que apontam as deficiências nos sistemas de coleta e disposição final e a ausência de uma política de proteção à saúde do trabalhador, como os principais fatores geradores desses efeitos.
Existe uma preocupação com o meio ambiente em relação à conscientização e execução de práticas educativas, devido à geração de grande quantidade de resíduos produzidos e pela forma de descarte desses resíduos no município. Porém, existe um projeto proposto pela administração local, na tentativa de minimizar o impacto ambiental causado por este problema, o Programa da Coleta Seletiva e da Usina de Beneficiamento de Resíduos Sólidos.
A Prefeitura Municipal de Santa Helena, dá importância significativa ao assunto. Sua administração apoia todos os programas relacionados à educação ambiental e promove eventos sobre o tema, direcionado à população e às empresas locais, além de desenvolver programas de apoio à atividade produtiva, com incentivos para implantação de novos projetos e manutenção dos já existentes.
Dessa forma, o principal beneficiário destas ações é a população, mas quem agradece essa atitude também, é a natureza.
Anteriormente à iniciação deste programa, o município referido