Vale de Alcântara
Evolução da morfologia urbana
Beatriz Rosa de Abreu Pereira Marques
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Arquitectura
Júri
Presidente: Professor Doutor João Rosa Vieira Caldas
Orientadora: Professora Doutora Ana Cristina dos Santos Tostões
Arguente: Professora Doutora Teresa Frederica Valsassina Heitor
Maio de 2009
RESUMO
O tema a ser desenvolvido nesta dissertação insere‐se no estudo do vale de Alcântara, uma área industrial desactivada da cidade de Lisboa, que detém actualmente uma posição central na cidade após a sua integração na mancha urbana durante o seu processo de crescimento. O objectivo é estudar a evolução das formas urbanas, moldadas por importantes fracturas da sua estrutura e também por elementos atractivos e que têm potencial revitalizador.
A compreensão da história urbana de Alcântara, interpretada à luz da evolução de Lisboa, constitui um estudo fundamental para a percepção da situação em que o bairro se encontra actualmente. Perceber a sua génese desde a Revolução Industrial, momento fundamental da formação de Alcântara que marcou a sua identidade, até ao progressivo desaparecimento das indústrias, permite‐ nos compreender a situação actual.
Os estudos dos elementos cartográficos e bibliográficos são a base de análises comparativas dos vários momentos da história de Alcântara, identificando‐se cinco áreas mais específicas que representam os diversos tipos de evolução que tiveram lugar neste caso de estudo. A sua caracterização através da história urbana e da observação da situação actual permite‐nos conhecer os limites e as potencialidades de reabilitação de Alcântara.
A reflexão sobre a relação da cidade com o seu passado, sob a forma de valores patrimoniais do edificado no seu conjunto, tem um papel de relevo no bairro em estudo, tendo em conta que foi um