Freguesia De Alc Ntara
1966 palavras
8 páginas
Freguesia de AlcântaraDisciplina: Cultura Portuguesa
Docente: Isilda Leitão
Índice
Introdução 3
Alcântara 3
Ribeira de Alcântara 3
História 4
Época Medieval 4
Século XVI 4
Século XVII e XVIII 5 5
Século XIX 6
Século X 6
Século XXI 7
Atracções 8
Centro Nocturno 8
Património 8
Colectividades 9
Introdução
No âmbito da disciplina de Cultura Portuguesa, irei realizar um trabalho sobre a freguesia onde resido, Alcântara. Desde que nasci, sempre morei no mesmo local portanto, torna-se bastante interessante conhecer um pouco da história desta freguesia, as alterações que sofreu, as suas características, etc.
Alcântara
Alcântara é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, com 5,07 km² de área e 13 943 habitantes (actualizado em 2011). Densidade: 2 750,1 hab/km².
O seu nome deriva do árabe al-qantara, que significa "ponte". Assim se chamava a ponte que atravessava a ribeira nessa área, que acabou por se chamar “Ribeira de Alcântara”.
Ribeira de Alcântara
A ribeira de Alcântara era é uma ribeira de pequena extensão (12 km) com 35km2 de área da bacia, que nascia na Brandoa, concelho da Amadora, e corria pelos vales da Falagueira, Benfica e de Alcântara para desaguar no Tejo, na freguesia de Alcântara, em Lisboa. Era um curso de água que se desenvolvia quase exclusivamente em meio urbano.
No troço final do seu curso de água, o vale de Alcântara constituía uma barreira natural entre a cidade de Lisboa e o Parque Florestal de Monsanto vencida, em Campolide, pelo Aqueduto das Águas Livres e mais abaixo pelo Viaduto Duarte Pacheco.
Sendo assim, passando esta ribeira pela ponte ,em Alcântara (al-qantara em árabe) origina o seu nome.
História
Desde cedo, que no território que hoje forma a freguesia de Alcântara apareceram indícios de ocupação humana. Alguns utensílios de pedra lascada foram encontrados nas margens da ribeira de Alcântara que datam dos tempos do Paleolítico. Por volta do ano de 1300 a.C. instalou-se em Alcântara um