Pátio alcantara
O Terminal rodoviário Pátio Alcântara é um projeto que tem por objetivo beneficiar e trazer maior conforto e segurança aos passageiros, além de fornecer lazer aos mesmos. A empresa privada Garda Empreendimentos Imobiliários é responsável pela obra em conjunto com a Prefeitura de São Gonçalo, e estava prevista pra ser inaugurada em agosto de 2012.
Estima-se que 60 mil pessoas circulem todos os dias, fazendo assim, a expansão da capacidade da atual praça. Além disso, serão gerados ao todo 950 empregos diretos, segundo dados publicados no site Pátio Alcântara. O Pátio substituirá o Terminal Rodoviário Praça Gianelli que se encontra em situação precária, na qual moradores de rua dormem, vendedores ambulantes praticam comércio ilegal, além do lugar apresentar um desconforto ao passageiro devido ao cheiro causado pelo lixo acumulado.
No entanto a obra do terminal tem dividido opiniões. Embora haja promessa de melhorias para o local, existem pontos negativos dessa obra. Além da inconstitucionalidade por ser tratar de uma praça pública , vendida a uma empresa privada , por R$150.000,00 durante o mandato da então prefeita Aparecida Panisset, há também reclamações da parte dos moradores e passageiros pelos transtornos causados pela obra . Eles são obrigados a andar por conta da mudança de ponto, e por não haver calçada, disputam com carros, ônibus, e deparam-se com o risco de atropelamentos, que poderia ser evitado, se houvesse um espaço para pedestres no entorno da obra, pois isto é regra, porém não existe.
Há indícios de favorecimento na licitação para a empresa vencedora, já que Garda Empreendimentos e Participações LTDA, têm como sócios Domenico Emmanuele Siqueira Lorusso que é sócio das empresas de transporte Viação Mauá e Viação ABC, e Vicente Carvalho Pierrot , que comercializa, constrói e administra Shopping Center e centros comerciais.
Diante de tais irregularidades, no dia 11 de janeiro foi decretado pelo Ministério Público o embargo