Fichamento
CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ALUNA: BIANCA CONCEIÇÃO CALDAS
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
SALVADOR, BA
11 de abril de 2013
ALUNA: BIANCA CONCEIÇÃO CALDAS
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Fichamento apresentado a disciplina do curso Técnico em segurança do trabalho da Facul- dade Regional da Bahia,para obtenção de nota parcial.
SALVADOR, BA
11 de abril de 2013
FIORIN, José Luiz. Teoria dos signos
“Realidade só tem existência para os homens quando é nomeada. Os signos são assim uma forma de aprender a realidade. Só percebemos no mundo o que nossa língua nomeia. No entanto, Poder-se-ia pensar que os signos são etiquetas que são colocadas nas coisas” ( p. 1 )
“Objetos de que serviriam para comunicar-se quando quisessem comunicar-se falar de um livro, mostrariam o livro, e assim por diante. A narração de Swift é uma ironia sobre as concepções vulgares que imaginam que a compreensão da realidade independe dos signos criados para nomeá-la, que a língua é uma nomenclatura que se aplica a uma realidade preexistente e não uma forma de categorizar, organizar e interpretar o mundo” ( p. 1 )
“A atividade lingüística é uma atividade simbólica, o que significa que as palavras criam conceitos e esses conceitos ordenam a realidade, categorizam o mundo. Por exemplo, criamos o conceito de pôr do sol. Sabemos que, do ponto de vista cientifico, não existe pôr do sol, uma vez que a terra que gira em torno do sol. No entanto, esse conceito criado pela língua determina uma realidade que encantar a todos nós. Uma nova realidade, uma nova invenção, uma nova