Arquitetura romana
Trabalho de pesquisa, apresentado na disciplina de História da arte I.
Sumário
1. Introdução
2. Arquitetura
2.1 Para a religião
2.2 Para o comércio e civismo
2.3 Para a Higiene 2.4 Para divertimentos
2.4.1 Circos
2.4.2 Teatros
2.4.3 Anfiteatros
2.5 Monumentos Decorativos
2.5.1 Arco de Triunfo
2.5.2 Coluna Triunfal
2.5.3 Ponte de Alcântara
2.6 As Moradias
2.6.1 Domus
2.6.2 Ínsulas
2.6.3 Casa jogos d’água
2.6.4 Casa do Fauno
3. Conclusão
4. Glossário
5. Bibliografia
1. Introdução
Roma chegou a governar o mundo. Foi o centro do maior império da Antiguidade e sua influência se fez sentir em toda a Europa, parte da Ásia e África. A arte romana se destacou no período do século VIII a.c. ao século IV d.c. assim foi principalmente influenciada pelos etruscos e pelos gregos. Quando os romanos conquistaram a Grécia e os reinos helenísticos, trouxeram muitas estátuas gregas para Roma. Eles eram muito religiosos, e se interessavam muito em mostrar acontecimentos históricos, como se nota em suas colunas. As decorações nos ataúdes tinham muito do estilo grego, mas suas idéias sobre a morte eram romanas e mais tarde cristãs. A arquitetura romana traduz diversas características marcantes. As construções eram de extrema grandeza material e realismo. Podemos identificar essas características através das funções para as quais foram construídas.
2. Arquitetura
Um dos legados culturais mais importantes que os etruscos deixaram aos romanos foi o uso do arco e da abóbada nas construções.
Imagem 1: Modelos de Arcos Fonte: http://blogartecedvf.blogspot.com.br/2011/11/arte-romana.html
As características gerais da arquitetura romana são: praticidade - busca do útil imediato, senso de realismo; tamanhos - grandeza material, realçando a ideia de força; melhor aproveitamento do espaço - uso do arco e da abóbada; estátuas no teto; colunas - uso das ordens compósita e toscana; originalidade -