Métodos científicos: conceito e caracteristicas
É o método que, a partir de premissas particulares, adquire conclusões gerais prováveis, mas nem sempre verdadeiras, produzindo assim novos conhecimentos. As premissas inicialmente observadas são acontecimentos verificados, diferente de suas conclusões, que são informações não constatadas, prováveis resultados a partir de alguns conhecimentos.
Exemplo:
A empresa x é lucrativa (Fato constatado);
A empresa y é lucrativa (Fato constatado);
A empresa z é lucrativa (Fato constatado);
Ora, as empresas x, y e z são do ramo automobilístico (Fato constatado);
Logo, (todas) as empresas do ramo automobilístico são lucrativas (Conclusão provável, mas não constatada).
MÉTODO DEDUTIVO
O método dedutivo, ao contrário do indutivo, parte de um conhecimento amplo para uma conclusão particular, que, para ser verdadeira, é necessário que todas as premissas também sejam. No método dedutivo a conclusão explicita nada mais do que já foi informado nas premissas, é a interpretação lógica do que foi exposto.
Exemplo:
Todo administrador precisa de um planejamento.
Ora, Marcos é um administrador.
Logo, Marcos precisa de um planejamento.
MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO
O Método hipotético-dedutivo consiste na construção de hipóteses, que devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis, para verificar quais são as hipóteses que persistem como válidas, resistindo as tentativas de falseamento, sem serem recusadas. É um método de tentativas e eliminação de erros, que não leva à certeza, pois o conhecimento absolutamente certo e demonstrável não é alcançado. Foi introduzido por Descartes, Claude Bernard, Galileu e outros criadores da ciência moderna e sofreu alterações com Karl Popper Origem: pensamento de Descartes: Baseou-se na razão e na matemática.
Características:
Coloca um problema inicial nas hipóteses que vão ser testadas;
A validade e a caracterização das hipóteses dependem dos resultados da própria verificação;
Necessita