BOP Maritimo
JEFFERSON LUIZ VARGEM DOS SANTOS
BOP MARÍTIMO
RIO DE JANEIRO
2014
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ /CAMPUS NORTE SHOPPING
BOP MARÍTIMO
Trabalho para obtenção de nota referente à disciplina “Perfuração e Completação I” pertencendo a Universidade Estácio de Sá na Unidade do Norte Shopping, no Curso De Engenharia De Petróleo.
Professor Jaime
RIO DE JANEIRO
2014
BOP MARÍTIMO
Durante a perfuração, o Blowout Preventer (BOP) é um dos equipamentos mais importantes do sistema de perfuração. O BOP é o equipamento de segurança usado para controlar as pressões no interior do poço durante a operação de perfuração e circular o kick quando houver ocorrência.
O kick é um fenômeno que pode ocorrer durante a perfuração quando o poço de petróleo alcança uma formação de pressão anormalmente alta. O diferencial de pressão entre o poço e a formação causa o influxo de fluido da formação para dentro do poço e aumenta a sua pressão de fundo, o que pode resultar se não controlado apropriadamente, no escoamento descontrolado de fluidos do poço para a superfície, induzindo um blowout.
Além disso, usualmente em operações de perfuração marítimas, o BOP é instalado no solo marítimo. No entanto, este procedimento tem se mostrado uma das maiores restrições para a operação de perfuração marítima. A operação de perfuração não pode continuar sem a correta instalação do BOP, a qual pode consumir grande tempo operacional.
Os preventores permitem o fechamento do espaço anular e podem ser de dois tipos: o preventor anular e o preventor de gaveta.
O preventor anular tem a função básica de fechar o espaço anular de um poço e consta de um pistão que, ao ser deslocado dentro de um corpo cilíndrico, comprime um elemento de borracha e se ajusta contra a tubulação que esteja dentro do poço.
O preventor anular atua em qualquer diâmetro de