Impactos Do Desenvolvimento Da Cultura Durante O Regime
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da politica brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracteriza-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição politica e repressão aos que eram contra o regime militar.
A década de 60 foi um período em que tivemos uma grande turbulência politica, o mundo estava dividido em duas partes, capitalista, sob o comando dos EUA e o socialista, comando pela URSS.
Tínhamos um presidente eleito, Jânio Quadros, que numa tentativa de golpe renunciou ao seu mandato, esperando que a população o reconduzisse ao cargo, onde poderia estabelecer a sua forma de governar, ou seja, estabelecer uma ditadura popular. Jânio Quadros, não atingiu seu objetivo, assim assumiu o governo brasileiro, na condição de vice-presidente do Brasil, João Goulart. Sua forma de governar desagradou parte da sociedade brasileira, pois diziam que era comunista e sofria influências da União Soviética.
Pela influência norte americana, os militares se posicionaram frontalmente contra João Goulart, pois diziam que ele pretendia instalar o comunismo no Brasil. Em uma oportunidade tentaram impedir que seu avião, vindo do Uruguai, pousasse no território Brasileiro. Após longa negociação e a redução de seus poderes foi permitido retornar ao cargo.
Essa ação dos militares foi um indício do que estava por vir. As ações contraria ao presidente se intensificaram, contando com o apoio de grande parte da imprensa falada do nosso país.
O golpe se iniciou com a convocação da Marcha da Família. Com esse “apoio popular” derrubou o governo de João Goulart, o qual foi obrigado a fugir do Brasil.
A junta militar que governava o Brasil afirmava que seria um governo de transição, pois logo em seguida convocaria eleições, entre tanto não ocorreu como o prometido, se tratava na realidade de uma ditadura violenta, sanguinária e