Impactos ambientais em Maricá/RJ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)
O MEIO AMBIENTE EM QUESTÃO:
UMAANÁLISE DA ARENA DE DEBATES PÚBLICOS EM MARICÁ/RJ.
Maria de Lourdes Cútalo
Niterói
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)
O meio ambiente em questão: uma análise da arena de debates públicos em Maricá/RJ.
Maria de Lourdes Cútalo
Projeto de Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Sociologia.
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO:
O presente projeto de pesquisa pretende analisar o processo de construção social dos problemas ambientais ao redor do projeto de instalação do Porto de Jaconé em Maricá no litoral fluminense. Tal projeto motivou a criação do movimento SOS JACONÉ PORTO NÃO1 que surgiu em fevereiro de 2012 reunindo os movimentos sociais de Maricá/RJ com o objetivo de lutar contra a construção do Porto. Assim, com esta pesquisa pretende-se acompanhar a dinâmica desse movimento, suas articulações, seus encaminhamentos e sua retórica visando compreender como são construídos os problemas ambientais associados ao porto.
O projeto do Porto de Jaconé insere o município de Maricá/RJ2 nas atividades relacionadas ao Pré-sal, desenvolvidas pelo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - COMPERJ3, na região do município de Itaboraí/RJ. A DTA Engenharia S/A é a empresa responsável pelo projeto de implantação do Porto e segundo informações publicadas em meio virtual 4 recebe apoio do governo municipal de Maricá/RJ5.O Porto de Jaconé terá a capacidade para escoar 850 mil barris de petróleo por dia e vai gerar cinco mil empregos diretos e até 12 mil indiretos, constituindo-se em um mega empreendimento com potencial para efetuar importantes