Novos pólos produtivos e industriais o comperj
O presente trabalho fala sobre o Pólo Petroquímico do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, o COMPERJ, explicando do que o mesmo se trata, de onde está localizado, e o porquê da escolha do município de Itaboraí.
Abordando os impactos ambientais e urbanos causados pela sua instalação no município de Itaboraí, vendo o lado positivo e o lado negativo. Trazendo a tona as mudanças que o Complexo trará não só para Itaboraí, como também para as cidades ao seu redor.
2. O COMPERJ
Um novo empreendimento pode dar oportunidade de crescimento econômico de forma positiva para o Estado. A perspectiva se abre com a instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – COMPERJ, o maior projeto individual da história da Petrobras. O empreendimento será implantado no município de Itaboraí e encontra-se em sua fase de construção.
Considerado o maior empreendimento individual da história da Petrobras, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro é o resultado de um investimento estimado em R$ 15 bilhões. Tendo como seu principal objetivo refinar 150 mil barris diários de petróleo pesado proveniente da Bacia de Campos (Marlim), o COMPERJ está previsto para entrar em operação em 2012 e deve gerar para o país uma economia de divisas superior a R$ 4bilhões por ano, em decorrência da redução da importação de fontes de matéria-prima petroquímica e da redução da exportação de petróleo pesado. Na refinaria, ocorrerá a separação do petróleo em frações.
A central petroquímica compreende um conjunto de unidades geradoras de matéria-prima para a produção de plásticos e de unidades responsáveis pela conversão desses produtos petroquímicos básicos.
A Região de Influência Direta congrega 7 municípios (Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Rio Bonito, São Gonçalo e Tanguá) e a Região de Influência Ampliada é formada pelos sete municípios da Região de Influência Direta mais os municípios de Casimiro de Abreu, Duque de