Bulgaria
Ver artigos principais: Invasão da Bulgária por Sviatoslav e Conquista bizantina da Bulgária
O Primeiro Império Búlgaro em sua máxima extensão territorial, durante o reinado do tzar Simeão I.
O Primeiro Império Búlgaro foi criado como resultado de uma expansão da Antiga Grande Bulgária para o território ao sul do rio Danúbio, e é geralmente descrito como tendo durado entre 632 e 1018, quando foi dominado pelo Império Bizantino, apesar da resistência feroz de Samuel. Gradualmente atingiu o seu apogeu cultural e territorial no século IX e princípios do século X sob Bóris I e Simeão, o Grande, quando se transformou no centro cultural e literário da Europa eslava e em um dos maiores Estados da Europa. Uma das teorias é que os búlgaros eram um povo nômade e guerreiro da Ásia Central (ver protobúlgaros), relacionados com os hunos. De fato, os primeiros cãs búlgaros remontam suas origens a Átila, o Huno. Já na primeira metade do século VII, sob seu rei cã Kubrat, haviam formado um reino ao norte do mar Negro, que os bizantinos chamavam "Magna Bulgária". Depois da morte de Kubrat, o império foi dividido entre seus três filhos mais velhos, como resultado do qual uma parte dos búlgaros mudaram para leste até a confluência dos rios Volga e Kama, que chegaram a formar o Estado da Bulgária do Volga, enquanto outro grupo se estabeleceu no delta do Danúbio, liderado pelo cã Asparuch, terceiro filho de Kubrat e onde um terço da população búlgara permaneceu.
Cã Krum festeja com seus nobres depois da batalha de Pliska, enquanto sua serva (a direita) lhe traz o crânio de Nicéforo, já transformado em taça, cheio de vinho.
Asparuch, cã da Antiga Grande Bulgária, emigrou com várias tribos dos búlgaros até as terras baixas ao longo dos rios Danúbio, Dniester e Dnieper (conhecido como "Ongala"), logo após o estado de seu pai ser subjugado pelos cazares. De lá, os búlgaros assediaram as guarnições de Bizâncio e as