Imagens na organização
CAPITULO : 3 A NATUREZA ENTRA EM CENA
As Organizações vistas como Organismos
AUTOR: GARETH MORGAN
Neste capitulo o autor apresenta uma metáfora que ver a organização como uma entidade viva, em constante mutação, que interage com o ambiente na tentativa de satisfazer suas necessidades.
As distinções e relações entre moléculas, células, organismos complexos, espécies e ecologia são colocados em paralelo com aquelas entre indivíduos, grupos, organizações, populações (espécies) de organizações e a sua ecologia social.
A descoberta das necessidades organizacionais
Estudo de Hawthorne
Entre os anos 20 e 30 Elton Mayo liderou estudos em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro Hawthorne, os estudos indicaram a importância das necessidades sociais no local de trabalho e a forma pela qual os grupos de trabalho podem satisfazer a essas necessidades, diminuindo a produção pelo fato fato de se engajarem em todos os diferentes tipos de atividades não planejadas pela direção. Identificaram que a organização informal baseada em relações de amizades e interação não planejada pode existir lado a lado com organização formal concebida nos planos definidos pela administração.
Uma nova teoria da organização começou a emergir, apoiada na idéia de que indivíduos e grupos, da mesma forma que os organismos biológicos, atuam mais eficazmente somente quando as suas necessidades são satisfeitas.
Teorias da motivação
Com a ideia de que fazendo os empregados se sentirem mais uteis e importantes, dando a eles cargos significativos bem como autonomia, responsabilidade e reconhecimento ,tanto quanto possível ,isto seria um meio de envolver os trabalhadores em seus trabalhos.
O enriquecimento do trabalho ,combinado com o estilo de liderança mas participativo , democrático e centrado no empregado.Totalmente contrario da forma desumana e autoritária gerada pela Administração Cientifica e pela Teoria Clássica da