ILUMINAÇÃO DE AMBIENTE
Cores Quentes ou Cores Frias na Iluminação?
Temperatura de Cor A escolha da tonalidade da cor da luz que a lâmpada emite é muito importante para criar o ambiente que você deseja.
As opções são lâmpadas que emitem uma luz mais “amarelada” também chamadas de Luz Suave ou Luz “Quente” que tornam os ambientes mais aconchegantes e são indicadas para locais de descanso ou lazer como salas de estar, salas de jantar, salas de TV e quartos.
As lâmpadas que emitem luz mais “azulada” também chamadas de Luz Clara, “Luz Fria” ou “Luz do Dia” tornam os ambientes mais estimulantes e são indicadas para locais de atenção ou trabalho como salas de estudo, cozinhas, áreas de serviço e banheiros.
Apesar das indicações, a escolha de temperatura de cor pode seguir seu gosto, preferência pessoal ou para combinar melhor com sua decoração.
Você encontra nas embalagens das lâmpadas a indicação da “temperatura de cor” que é expressa em graus Kelvin (K) variando de 2700K (luz suave, amarelada, quente) a 6500K (luz clara, azulada, fria).
Reprodução de Cores Um outro fator importante na escolha da lâmpada é a reprodução de cores que ela proporciona. O Índice de Reprodução de Cores (IRC) que varia de 0 a 100, quantifica a fidelidade com que as cores são reproduzidas sob uma determinada fonte de luz.
Confira o IRC nas embalagens e escolha lâmpadas com IRC maior ou igual a 80 como as eletrônicas e LEDs Philips que oferecem boa reprodução de cores e muita economia ou as halógenas EcoClassic30
Philips que oferecem IRC 100 com excelente reprodução de cores
Fluxo Luminoso
É a quantidade total de luz emitida pela lâmpada.
A unidade de medida do fluxo luminoso é o lúmen (lm).
Exemplo: uma lâmpada incandescente de 60 Watts emite cerca de 864 lúmens de fluxo luminoso ao ambiente e uma lâmpada eletrônica Twister Philips de 15W emite cerca de 1.000 lúmens.
Escolha as lâmpadas que emitam a quantidade de luz mais adequada ao tamanho do