Iluminação natural aos ambientes
Iluminação Natural
Por que é tão importante?
A
CRISE DE ENERGIA PEGOU MUITA GENTE DE SURPRESA ,
mesmo no país das águas, de rios abundantes, com bastante energia e muito sol. Não se investiu na geração e na distribuição adequadamente; por outro lado, arquitetos e engenheiros têm uma parcela de culpa pela negligência em não usarem
Foto: Divulgação SITECO
Por Sigfrido Graziano Jr.
mais sabiamente os recursos naturais. Apesar de aprendermos diversas técnicas com uso de energias “alternativas”, preferimos, muitas vezes, os grandes espetáculos de luzes – excessivas até –, sem nos importarmos com o consumo. Há, entretanto, ferramentas computacionais capazes de auxiliar projetos novos e reformas de maneira a utilizar melhor a benéfica e gratuita luz natural, com simulação precisa dos níveis de iluminação e imagens com surpreendente fotorealismo.
Visão histórica
A partir da necessidade de segurança nas cavernas e cuidados com rebanhos, o homem primitivo já utilizava fontes artificiais de luz, através do fogo, e fazia aproveitamento da luz natural, através do conhecimento da trajetória do sol. Há um desenvolvimento milenar sobre formas de se utilizar luz, já a partir dos povos primitivos da Europa, países nórdicos, Ásia,
América pré-colombiana, entre outras culturas (Figura 1).
Se esse conhecimento é tão antigo, por que o uso da luz natural foi deixado de lado, deixou de ser usado ou ensinado ou não tem sido considerado em toda sua potencialidade?
A Revolução Industrial e os novos turnos de trabalho trouxeram a necessidade de novas fontes artificiais. Com a lâmpada incandescente e, posteriormente, com a lâmpada fluorescente, a iluminação natural passou a ser evitada muitas vezes.
Entretanto, a crise energética que marca os tempos atuais, anos após a Revolução Industrial, vem estimulando
▼
▼
▼
▼
▼
▼
▼
30 L U M E A R Q U I T E T U R A
Düsseldorf Medical
Administration Center na Alemanha.