Ilha das flores e o dia em que dorival encarou a guarda
Faculdade de Educação Física – FEF
Ciência e pesquisa em Educação Física
Tarefa sobre os vídeos
Mariana Alves de Santana
Professor: Alexandre Rezende
Brasília, 1º semestre de 2015
Relatório Síntese
“Ilha das Flores” -O ser humano possui três características: Telencéfalo, polegar opositor e é “livre”. -As pessoas estão em duas posições, ou seja, as que têm dinheiro e as que não, mas que possuem donos. -Condições externas podem comprometer a liberdade. -Sem trabalho > Sem dinheiro > Sem liberdade Fora do conceito de família (crianças). -Liberdade está na sua condição. -Sistema vilão construído pelo homem Capitalismo -Fala sobre Educação = Pode gerar trabalho, renda. + História = “Recordar é viver” -A linguagem é científica: A ciência não está comprometida com a transformação social. -O social econômico priva o homem de ter liberdade. -Ser humano dentro de um contexto.
“O dia em que Dorival encarou a guarda” -Dorival está preso, mas tem liberdade de pensamento. -”Quem cumpre ordens e não sabe a origem, não é homem, é boneco (marionete)”. -Preso no sistema com ordens > tem origem que dá um sentido. -Destaque da mídia e da arte > Personagens aparecem como se veem dentro da mídia. -Racismo presente: identidade entre os oprimidos. -Relação de superioridade, autoridade. -Situação clara de violência e de emprego desnecessário da força bruta. Mesmo assim, Dorival consegue o banho, mas sem o significado que queria. -Disposto a lutar e arcar com as consequências para conseguir o que queria.
Síntese da mensagem de cada curta em relação ao conceito de liberdade
“Ilha das flores” -O social econômico priva o homem de ter liberdade. Ou seja, no filme, quem tinha mais poder era o dono dos porcos, o qual também era “dono” das pessoas menos afortunadas que dependiam das sobras da comida dos porcos, isso se o “dono” liberasse. Essas pessoas não possuíam liberdade. Na verdade, não possuíam