HD FAT32
O sistema de arquivo HD FAT32 que foi incorporado no Windows 95 OSR/2 e continuou sendo usado nas versões seguintes. Foi criado devido ao sistema de arquivo HD FAT16 que era o único até então que suportava o Windows 95, seu problema era obrigar quem possuía HD maior que 2 GB a dividi-lo em duas ou mais partições e lidar com o desperdício de espaço causado pelos clusters de 32 KB.
DESENVOLVIMENTO
O sistema de arquivo HD FAT32 foi criado em 1996 pela Microsoft. Quando foi lançado o Windows 98 ele obtinha um conversor, que permite converter partições FAT16 para FAT32 sem perda de dados. Uma das limitações do sistema FAT32 está relacionada ao tamanho máximo dos arquivos. Mesmo usando uma grande partição, não é possível armazenar arquivos com mais de 4 GB que é um problema para quem costuma trabalhar com grandes arquivos. Dependendo do tamanho do cluster o HD tinha mais capacidade de armazenamento. No HD FAT32 com clusters de 32 KB, a capacidade máxima de armazenamento é de 2TB. O FAT32 pode posicionar o diretório principal em qualquer lugar do disco. Possui algumas desvantagens, ele não possui recursos de segurança como o NTFS.O FAT32 é cerca de 6% mais lento que o sistema FAT16. Ele possui algumas compatibilidades, como tem com esses programas importantes: Format, Fdisk, Defrag e ScanDisk. Com base no MS-DOS e no Windows) foram já comprovadas para o funcionamento com o FAT32.
Tabela 1 - Capacidade de armazenamento do HD FAT32.
TAMANHO DO CLUSTER
CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO
512 bytes
512 bytes
4 KB
8 GB
8 KB
16 GB
16 KB
32 GB
32 KB
2 TB
Fonte: Os Autores
CONCLUSÃO
Por todos esses aspectos observa-se que o sistema de arquivo HD FAT32 é muito comparado com o HD FAT16, devido ao fato de ser seu sucessor, feito propriamente para corrigir erros do sistema de arquivo HD FAT16. Observa-se também que o HD FAT32 tem alguns defeitos importantes para que fossem desenvolvidos outros após este HD.