Programa O
O planejamento de uma obra é extenso e complexo, e abrange de forma completa toda sua duração, que pode ser de meses ou anos. Portanto o cronograma global não funciona como ferramenta de comunicação com as equipes executoras, pois é impraticável que as pessoas manipulem um cronograma tão extenso nas realizações das atividades.
Por isso é feita uma programação, que contém somente uma quantidade limitada de atividades que serão executadas durante um período de tempo específico. Ou seja, a programação consiste da aplicação de um filtro no cronograma geral da obra, com o objetivo de filtrar e estabelecer atividades especificas para um determinado período de tempo.
A programação tem a função de um intermédio de ligação entre o setor de planejamento e o setor de execução do projeto, pois ela define exatamente o que e quando será deito cada serviço. Em resumo, a programação se define como a tradução do planejamento global em horizontes restritos.
A programação pode ser construída através de vários níveis de detalhamento. Cada nível abrange um ramo distinto do projeto, visando o detalhamento das atividades do mesmo. Existem alguns tipos variados de programação, a de longo, médio e curto prazo.
2.5.1 Programação de longo prazo
Este tipo de programação consiste no nível superior do detalhamento do planejamento. E por sua vez, tem um caráter mais genérico, referentes aos níveis mais altos de gerência e possui poucos itens. A programação de longo prazo corresponde ao nível estratégico da organização.
A também chamada de plano mestre, funciona basicamente para a visualização geral de todas as etapas do projeto a ser executado. Contém as datas-marco mais importantes e a identificação de recursos.
Como a programação de longo prazo possui um grau de detalhamento baixo, ela não se presta para a execução diária das atividades da obra. Sua utilidade maior é na visualização total do projeto e no ritmo geral da execução dos processos de produção.