IKEA
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FEAU
ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Igor Felipe C. de Lima 1366038
Leonardo Forti 1307677
Luciano Soares 1311463
Matheus Menezes Moreira 1307248
5º EGP
SANTA BÁRBARA D’OESTE – SP
2015
“Que implicações têm as diferenças entre a IKEA e a loja que você visitou para seu gerenciamento de operações?”
Na loja de móveis a venda é realizada de uma maneira mais pessoal, ao entrar no ambiente, um vendedor se apresenta e auxilia na venda. A loja possui seu showroom com os ambientes montados (quarto, sala, cozinha, entre outros), a escolha do produto e efetuação da compra é realizada pela mesma pessoa, o vendedor. Ele realiza todo o processo, escolha do produto, tipo de material, cor, efetuação da compra, agendamento de entrega e montagem. No caso da IKEA, o consumidor tem o tempo que julgar necessário para avaliar os produtos, e se decidir comprar algo vai até o centro de informações do showroom a procura de um funcionário para auxiliá-lo. Depois passa por diversas etapas com funcionários especializados e capacitados para cada etapa.
Na IKEA os produtos são entregues no ato da compra, possuem fácil montagem, diferentemente da loja comum, que na maioria dos casos, o cliente compra o produto a partir do showroom e espera por algum prazo o produto em casa, muitos dos produtos têm entrega e montagem realizada pela empresa vendedora. Essa montagem é realizada pela empresa vendedora, pois são produtos com mais complexa, não fáceis como os da IKEA.
A IKEA apresenta uma enorme diferença na organização das operações, tudo se desenvolve por um fluxo que possui um pequeno tempo entre início e fim. Como os funcionários são capacitados para cada área que atuam há uma maior eficácia, diferentemente da loja de móveis, em que um único funcionário realiza todos os processos.
As diferenças citadas implicam em uma maior facilidade de escolha e compra