Idosos
Sociedade
A velhice é um estado de repouso e de liberdade no que respeita aos sentidos. Quando a violência das paixões se relaxa e o seu ardor arrefece, ficamos libertos de uma multidão de furiosos tiranos.
(Platão)
Índice
Introdução
Contra - Argumentos
Definição
Contra – Contra Argumentos
Questão problema
Tese
Argumentos
Conclusão
Bibliografia
Introdução
No âmbito da disciplina de Filosofia, foi-nos proposto a elaboração de um ensaio filosófico cujo tema é “Os idosos e a sociedade” Neste ensaio filosófico pretendemos concluir se a sociedade jovem e adulta necessita realmente dos idosos na sua vida ou se alguma vez precisou deles.
O principal objectivo é perceber o que os idosos foram, são e serão na nossa sociedade.
Definição
Um idoso é, pela organização mundial de saúde, uma pessoa com mais de 65 anos nos países desenvolvidos e mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.
Questão-problema
Será mesmo importante cuidar dos idosos existentes na sociedade?
Tese
Tendo em
conta que os idosos
durante a sua longa vida ajudaram e sacrificaram-se pela nossa nação, nós, hoje devemos não só contribuir da mesma maneira, mas também ajudá-los em tudo o que necessitarem sem nunca os excluir.
Argumentos
Os
idosos
sociedade.
são
Fazem
parte parte integrante da nossa
da
nossa
nação
e
contribuíram para que esta melhorasse, devemos reconhecer-lhes este feito e prestar-lhes todo o auxílio possível A sociedade deve olhar e tratar dos mais velhos para mais tarde ser tratada de modo igual ou melhor, pois os jovens de hoje serão os idosos de amanhã e, tal como nós, gostaríamos de ser tratados com o maior dos respeitos e termos um certo valor na nossa sociedade;
Os idosos não são um peso na sociedade, mas sim uma virtude, eles são parte dos nossos antepassados,
têm
imensas histórias que nos dão sabedoria e cultura,