O que motivava as crianças inicialmente (motivação intrínseca ou extrínseca)? No fim da história, o que motivava as crianças?
DIMENSÕES PSICOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO
Mariani Marcos Liermann
Pofessor: Lilian P. D. Bergamo
Turma: 5 sem. Ed. Física Bacharel
Março/2014
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1) Leia a história, a seguir, que tem autoria creditada a Coleman Griffith:
Um grupo de crianças estão brincando de bola, perto da casa de um homem, que está profundamente irritado com o barulho que as crianças fazem enquanto brincam. Ele pede a elas que parem, mas elas o ignoram e continuam brincando porque estão se divertindo muito. Depois de pensar um tempo, o homem oferece 5 reais para cada uma das crianças continuar brincando. Elas acham ótimo, pois já estavam brincando de qualquer forma e sem nenhum esforço extra, agora ganham 5 reais. No outro dia as crianças voltam a brincar no mesmo lugar, mas o homem agora oferece 4 reais. Elas aceitam mesmo assim e brincam a tarde inteira. A cada dia que elas retornam o homem continua a oferece dinheiro para eles brincarem, só que sempre menos um pouco que no dia anterior. Até que numa tarde, ao chegarem para brincar o homem avisa que naquele dia ele não pode oferecer nada, pois ele está sem dinheiro. Aborrecidas, as crianças vão embora, já que o homem recusa-se a pagá-las.
Após a leitura anterior, responda a seguinte questão:
O que motivava as crianças inicialmente (motivação intrínseca ou extrínseca)? No fim da história, o que motivava as crianças? Que efeito teve a motivação extrínseca sobre a intrínseca?
Respostas:
As crianças estavam realizando a atividade inicialmente pela motivação intrínseca, onde a brincadeira era apenas uma diversão, sem compromisso, uma atividade feira somente pelo lazer. No final a motivação passou a ser extrínseca, quando as crianças se motivavam a fazer aquela atividade não só pela diversão, mas também pela recompensa.
A influencia extrínseca foi negativa sobre a influencia intrínseca, na primeira influencia as crianças tinham prazer pela