Basquetebol
História e a relação com os conceitos de Homem e Sociedade
Índice
Introdução 3
Regra dos 24 segundos 4
Regra dos 3 segundos 5
A tecnologia e o Basquetebol 6
Introdução
O objetivo deste trabalho é tentar apresentar uma perspetiva de evolução para três aspetos da modalidade de basquetebol. O mundo desportivo está em constante mudança e saber prever o que pode vir a ser o futuro, dá-nos a possibilidade de obter conhecimentos e criar ferramentas para proporcionar aos indivíduos de hoje condições de evolução únicas.
Escolhemos tratar de dois aspetos relativos ao possível desenvolvimento de regras já existentes e de um aspeto relativo à introdução da tecnologia nesta modalidade.
Vamos procurar fundamentar os nossos cenários prospetivos com base no que tem sido a evolução na história do basquetebol, relacionando sempre que possível com os conceitos de Homem, Sociedade e Desporto em vigor.
Estes cenários terão como base não só o fenómeno do basquetebol em Portugal, mas também a modalidade na Europa e nos Estados Unidos.
Regra dos 24 segundos
Aquando da realização do primeiro jogo de basquetebol não havia qualquer tipo de restrição em termos de tempo para a equipa que atacava, isto é, a equipa podia manter a bola em sua posse por tempo indeterminado, o que levava a uma menor marcação de pontos (como é ilustrativo o primeiro jogo de basquetebol que terminou 1-0). Ao longo da história do basquetebol e com o intuito de maior competitividade foram introduzidas regras tendo em vista a equidade na posse de bola, fluidez no decorrer do jogo e maior espetáculo para quem assiste. Para tal foi criada uma regra que tinha como base