Quais são os sinais e sintomas que o treinador deve estar atento e como ele deve prevenir a síndrome de burnout?CLARETIANO
DIMENSÕES PSICOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO
Mariani Marcos Liermann
Pofessor: Lilian P. D. Bergamo
Turma: 5 sem. Ed. Física Bacharel
Maio/2014
Descrição da Atividade:
1) Quais são os sinais e sintomas que o treinador deve estar atento e como ele deve prevenir a síndrome de burnout?
Resposta: O treinador deve estar atento aos seguintes sintomas para detectar a síndrome de Burnout em seu atleta: A baixa motivação intrínseca; queda da ativação; aumento da ansiedade; dificuldade de se concentrar na atividade; falta de cuidado consigo e com os materiais de treino; falta de vontade de treinar; aumento do medo de fracassar; falta de vontade de obter vitória; queda no rendimento; irritabilidade; mudança de humor; baixo autoestima; choro com frequência; dificuldade em dormir; entre outros.
Para prevenir que o atleta sofra da síndrome de Burnout o treinador deverá ter mais atenção sobre como dimensionar a pressão sob o atleta e também com a carga de treino. Devera haver avaliações frequentes e conversas, estabelecendo uma comunicação respeitosa entre ambos, podendo assim o treinador ter a sensibilidade em observar a frustação, ansiedade e outros sentimentos negativos que possam vir a desencadear a síndrome.
Motivar os atletas com novidades nos treinos, estabelecer as metas a curto prazo e mais divertidas, mudar a sequência dos exercícios, trazer sempre novidades mantendo os atletas interessados e motivados e com descanso necessário para a recuperação física e psicológica.
2) Como se explica a influência do estresse na lesão esportiva e na síndrome de burnout?
Resposta: Atletas de alto rendimento, com níveis grandes de estresse psicológico tende a ter um risco maior em se lesionar fisicamente. Isso acontece porque com a grande tensão em obter resultados satisfatórios, seja individual ou pela equipe, o atleta acaba ficando mais ansioso que o considerado normal, causando sentimentos que tiram sua