Idoso
A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, a qual ocorre quando o sistema imunológico do organismo - que luta contra infecções - vira-se contra uma parte do corpo. Na diabetes tipo 1 o sistema imunológico ataca e destrói as células beta no pâncreas que produzem insulina. Desta forma, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Uma pessoa com diabetes tipo 1 precisa tomar insulina diariamente para viver. Os sintomas da diabetes tipo 1 geralmente desenvolvem-se em um período curto de tempo, embora a destruição das células beta possa começar anos antes. Sintomas da diabetes tipo 1 podem incluir sede, urinar freqüentemente, fome constante, perda de peso, visão turva, e fadiga extrema.
Diabetes tipo 2
A forma mais comum de diabetes é a tipo 2. Em torno de 90 a 95% das pessoas com diabetes tem a tipo 2. Essa forma de diabetes é mais freqüentemente associada com envelhecimento, obesidade, histórico familiar, histórico de diabetes gestacional prévia, e sedentarismo. Em torno de 80% das pessoas com diabetes tipo 2 está acima do peso.
Quando a diabetes tipo 2 é diagnosticada, o pâncreas geralmente está produzindo insulina suficiente, mas por razões desconhecidas o corpo não pode usar a insulina eficientemente, uma condição médica chamada resistência à insulina. Depois de muitos anos a produção de insulina diminui. O resultado é o mesmo da diabetes tipo 1 - glicose se acumula no sangue e o corpo não consegue fazer uso eficiente da sua principal fonte de combustível.
Os sintomas da diabetes tipo 2 se desenvolvem gradualmente e podem incluir fadiga, urinar freqüentemente, sede, fome constante, perda de peso, visão turva, e cicatrização lenta de feridas. Algumas pessoas não apresentam