Cultura
Introdução
Nascer homem não é condição única e suficiente para nos tornarmos humanos. O próprio nascimento, a alimentação e a morte são fenómenos biológicos, mas no ser humano, estão associadas crenças, valores hábitos e conhecimentos a esses actos de nascer, alimentar e morrer. Por isso a cultura tem um papel importante na formação do ser humano.
Ao longo deste trabalho abordaremos de forma simples e directa o conceito de cultura. O caso das crianças selvagens é importante na medida em que nos permite avaliar a importância de socialização, da educação, de costumes e valores para um indivíduo. Faremos referência a um caso de criança selvagem, único em Portugal, e um comentário acerca do filme “ O menino selvagem” que fora visualizado em aula.
A cultura reflecte como funciona e se organiza uma dada comunidade, e é nos possível a distinguir várias culturas, todas diferentes independentemente – diversidade cultural. Neste trabalho apresentamos quatro países representantes de quatro diferentes culturas, onde as comunidades seguem certos padrões culturais, quer na forma de vestir e de comer, quer na maneira como se expressam, ou os alimentos que consomem, as regras, valores e crenças. São elas a cultura Jamaicana, cultura Japonesa, cultura Mexicana e cultura Indiana
Noção de cultura
“A totalidade dos conhecimentos, das crenças, das artes, dos valores, leis, costumes e de todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo Homem enquanto membro da sociedade” Edward B. Tylor
“Série completa dos instrumentos não geneticamente adquiridos pelo Homem, assim como todas as facetas do comportamento adquiridas após o nascimento”
Titiev
Segundo estas duas citações, é importante reconhecermos a cultura como uma totalidade de diversos elementos materiais e simbólicos:
• Crenças – aqui se encontram as diferentes religiões (cristianismo, hinduísmo, judaísmo),