Ideologia
A ideologia é o conjunto de ideias fundamentais que caracteriza o pensamento de uma pessoa, de uma coletividade ou de uma época. Também se trata da doutrina filosófica centrada no estudo da origem das ideias.
A ideologia tende a conservar ou a transformar o sistema social, económico, político ou cultural existente.
Trata-se de uma representação da sociedade, reflete sobre a forma como atua a sociedade no seu conjunto e, com base nisto, elabora um plano de ação para se aproximar e ir ao encontro daquilo que considera como sendo a sociedade ideal.
Ideologia também pode indicar Teoria, no sentido de “constituição”, configuração dos conhecimentos para nortear a ação de indivíduos e instituições, como ideologias religiosas, de uma religião específica, que estabelece um código de conduta aos fiéis, ideologias escolares e claro há a ideologia de um partido político, um estatuto que estipula as concepções acerca de diversos temas de interesse do partido e de seus afiliados, como por exemplo, de poder e fornecer uma série de orientações de ação aos seus militantes.
O inicio
O termo ideologia foi criado por Destutt de Tracy para evocar a ciência que estuda as ideias e as relações entre as mesmas com os sentimentos e as vontades de cada individuo e sua interação com o meio em que vive, significa, etimologicamente, ciência das idéias. Posteriormente, concluiu-se que esta palavra ganharia um sentido novo quando Napoleão chamou Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade". No entanto, os pensadores da Antiguidade Clássica e da Idade Média já entendiam ideologia como o conjunto de idéias e opiniões de uma sociedade.
O francês Auguste Comte, criador da doutrina positivista, compartilha da definição de Destutt de Tracy: a ideologia é uma atividade filosófico-científica que estuda a formação das idéias a partir da observação do homem com o seu meio ambiente, sua forma de interagir na sociedade.
Durkheim