Administração de Materiais
RODRIGO VIDOLIN
ALESSANDRO RODRIGUES
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
SUMÁRIO (atualizar após conclusão do trabalho)
1. Introdução
2. A Administração de Materiais
3. História
4. Importância da Administração de Materiais
5. Fluxo
6. Subsistemas típicos
6.1 Controle de estoque
6.2 Classificação do material
6.3 Compra do material
6.4 Armazenagem
6.5 Movimentação do Material
6.6 Inspeção de recebimento
6.7 Cadastro
7. Subsistemas específicos
7.1 Inspeção de suprimentos
7.2 Padronização e Normalização
7.3 Transporte
8. Conclusão
9. Referências
1. Objetivo
O objetivo deste trabalho é apresentar um resumo sobre o funcionamento da administração de materiais dentro de uma Companhia, bem como sua história, fluxos, subsistemas e conclusão.
2. Introdução
A administração de materiais é muito mais que um simples controle de estoque, como muitos pensam. É envolvido um grande campo de relações interdependentes objetivando sempre evitar desperdícios, em outras palavras, visa à maximização do lucro através do capital investido pela companhia.
Não há uma regra geral, os materiais devem ser classificados obedecendo às regras estabelecidas por cada companhia, mediante a análise de suas necessidades, forças, fraquezas, entre outros. Como veremos mais a frente neste trabalho, a administração de materiais engloba diversos subconceitos, porém os três pilares são a aquisição, o transporte e a armazenagem.
Na aquisição, o profissional precisa se atentar às reais necessidades da organização, buscando sempre evitar o desperdício. No transporte, é fundamental concentrar esforços para o cumprimento dos prazos estabelecidos, evitando atrasos que acarretarão o lead time de