Ideologia do trabalho
Introdução
No mundo atual, vivemos em uma sociedade em que são facilmente percebíveis os contrastes sociais em relação ao trabalho humano. Vemos mulheres, homens, brancos, negros, adultos, jovens e até crianças batalhando pelo seu sustento e o da família. Correndo riscos, se submetendo a condições escravas e em troca ganhando míseros reais. Com o trabalho proposto, então, entenderemos o que é ideologia, e qual sua participação no trabalho durante a história da humanidade, compreendendo o significado desses termos tão vitais e explícitos no nosso dia-a-dia. Além é claro, as mudanças que a percepção de trabalho ocorreram durante a história da humanidade, em que esse dividia opiniões.
* O que é “ideologia”?
Ideologia é um termo que possui diferentes significados. No senso comum significa ideal, e contém um conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.
Diversos autores utilizam o termo sob uma concepção crítica, considerando que ideologia pode ser considerada um instrumento de dominação que age por meio de convencimento; persuasão, e não da força física, alienando a consciência humana. Para Karl Marx, a ideologia mascara a realidade. Os pensadores adeptos dessa escola consideram a ideologia como uma idéia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades.
O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy e o conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
O fato de o termo ter aparecido há poucos séculos não impede que seja aplicado ás sociedades antigas e medievais, cujos