Ideologia alemã
No mundo antigo a primeira forma de propriedade, é a propriedade tribal condicionada pelos romanos na antiguidade, essa propriedade aparece como do estado, e o direito do individuo sobre ela como posse, essa propriedade passa por várias etapas, até chegar ao capital moderno, condicionado pela grande indústria e pela concorrência universal, que é a propriedade privada pura, que se despiu de toda aparência de comunidade e exclui toda a influência do Estado sobre desenvolvimento da propriedade. A propriedade privada corresponde, o Estado moderno, o qual, comprado pouco a pouco pelos proprietários privados por meio dos impostos, termina por ficar completamente sob o controle destes pelo sistema da dívida pública, cuja existência depende.
Alguns escritores afirmam que só existi o Estado por causa da propriedade privada, se o Estado é a forma pela qual, os indivíduos de uma classe dominante fazem valer seus interesses comuns e na qual se resume toda sociedade civil de um período segue-se que todas as instituições comuns são mediadas pelo Estado e dele adquirem uma forma política. Daí a ilusão de que alei se baseia na vontade e, mais ainda, na vontade livre, destacada de sua base real. Então o Direito e também fruto da propriedade privada.
RESUMO:
B.2 Relação do Estado e do direito com a propriedade
A primeira forma da propriedade é, tanto no mundo antigo como na Idade Média, a propriedade tribal, condicionada entre os Romanos principalmente pela guerra, entre os Germanos pela criação de gado. Entre os povos antigos, porque numa cidade vivem juntas várias tribos, a propriedade tribal surge como propriedade do Estado, e o direito do indivíduo a ela como mera Posse a qual, no entanto, como a propriedade tribal em geral, se confina apenas à propriedade fundiária. A verdadeira propriedade privada começa, entre os antigos como entre os povos modernos, com a propriedade mobiliária. Entre os povos que