identificação PH substancias
IDENTIFICAÇÃO DO PH DAS SUBSTÂNCIAS
Piracicaba, 19 de março de 2014 Introdução
Nas aulas de Química, foram separados grupos e cada um com seus respectivos materiais e reagentes, onde os quais eram: sete tubos de ensaio contendo no tubo 1- pimenta caseira, tubo 2- veja, tubo 3- limão, tubo 4- ácido acetilsalicílico, tubo 5-vinagre, tubo 6- sabão, tubo 7- Hidróxido de alumínio e quatro gotas de repolho roxo para misturar as substancias citadas.
Objetivo
Nosso Objetivo é identificar o PH de cada uma das substancias, através do repolho roxo que serve como indicador de PH das substancias.
O repolho roxo é mais indicado para ser utilizado em sala de aula por não conter substancias toxicas, não prejudicar e não eliminar gazes.
Procedimento
Foram colocados em cada substancia o extrato de repolho roxo onde indicaremos o PH, cada um dos frascos reagiu de uma forma...
Tubo 1 (continha pimenta caseira), era um frasco que estava com a cor vermelha e ao misturarmos o extrato de repolho roxo sua cor passou a ficar rosa mais escura.
Tubo 2 (continha veja) , ao misturarmos veja com as gotas de extrato de repolho roxo,sua coloração mudou de transparente para uma coloração verde clarinho.
Tubo 3 (continha limão) , ao colocar o extrato no tubo de ensaio que possuía limão sua cor mudou para pink .
Tubo 4 ( continha ácido acetilsalicílico) notamos que ao misturarmos as gotas do extrato de repolho roxo sua coloração passou de transparente para rosa fraco.
Tubo 5 (continha vinagre) quando misturou as gotas do extrato sua cor se alterou para um rosa bebe
Tubo 6 (continha sabão) ao misturarmos sabão com as gotas do extrato de repolho roxo a coloração passou a ser então verde musgo.
Tubo 7 (continha