Sistemas de Gestão Ambiental
1) A ótica preventiva da política ambiental dos anos 80 cedeu lugar à outra, integradora, que passou a combinar os aspectos econômicos e sociais com os ambientais. O principal documento que representou esses esforços foi:
a) o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
b) a Agenda 21.
c) o Relatório Bruntland.
d) a Lei de Crimes Ambientais.
2) A Avaliação ambiental de locais e organizações conforme a norma NBR ISO 14015:2003 é definida como um processo de:
a) auditoria ambiental de segunda parte
b) identificação das questões ambientais
c) diagnose ambiental direcionado à identificação de passivos ambientais
d) perícia ambiental para definição de danos ao meio ambiente
Feedback da resposta:
Porque a avaliação ambiental corresponde a uma modalidade de auditoria ambiental e que inicialmente buscavam assegurar a adequação das empresas às leis ambientais dentro de uma postura defensiva, ou seja, procuravam identificar possíveis problemas relacionadas com multas, indenizaçãoes e outras penalidades ou restrições contidas nas diversas legislações.
3) O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) consiste em um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente, que foi regulamentado pela Resolução CONAMA n° 001/1986 e alterado pela Resolução CONAMA n° 237/1997. Em relação à essa ferramenta de gestão ambiental é correto afirmar que o EIA deve: a) identificar e avaliar sistematicamente os aspectos e impactos ambientais gerados nas fases de implantação, operação e desativação da atividade.
b) apontar os possíveis danos ambientais através de estudos de valoração ambiental.
c) contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto.
d) ser realizado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto
Feedback da resposta: O EIA/Rima é o estudo que deve ser realizado por equipe multidisciplinar que contemplará as