Cultura Nordestina
A cultura nordestina tem características peculiares que é representada de diversas formas: artesanato, culinária, música, dança, ritmo, literatura, entre outras. Todas essas expressões trazem a herança dos povos supracitados.
O artesanato é uma tradição nordestina muito forte, que expressa a criatividade dos artistas da terra, através de inúmeros trabalhos, como bordados, rendas, peças feita com cerâmicas, pinturas, esculturas, estandartes, cabeças de coco, artefatos de cipó-canela, produção de redes e mantas, crochês, balaios e outros tipos de cestos, talhas, objetos de couro, de madeira, de lata, de barro, de sisal ) e até a confecção de barcos e outros tipos de transporte.
A culinária nordestina foi desenvolvida sob a influência da comida portuguesa, africana e indígena. O consumo de raízes, como macaxeira, inhame, batata doce; o preparo de comidas bem temperadas e apimentadas, como o acarajé, vatapá, bobó de camarão, moqueca de peixe, sururu; comidas de milho e coco, como o cuscuz, a pamonha e a canjica etc., é tudo uma herança que foi adaptada em cada estado. A música popular nordestina e a dança , é destacada pelos ritmos, tais como: o coco, o xaxado, o samba de roda, o baião, o xote, o forró, o axé, o frevo...
O coco é um , Coco significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, em fileiras ou em círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino.
Xaxado é uma dança popular brasileira originada nas regiões do agreste e do sertão nordestino. O nome é derivado ao barulho das sandálias dos cangaceiros contra a areia do sertão. Xaxado é uma dança de guerra e de entretenimento.
O samba surgiu do ritmo africano. O Samba de Roda, designa uma mistura de música,